Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai até sábado, 20
Edição deste ano traz de volta a Conferência Nacional do Audiovisual
Radioagência Nacional - Por Carolina Pessoa
Publicado em 19/09/2025 14:12
Geral
© Wilson Dias/Agência Brasil

Brasília está sediando, até sábado (20), um dos mais tradicionais eventos do país dedicados à sétima arte. É o Festival do Cinema Brasileiro, que está completando 60 anos.

Ao longo de nove dias de programação o público confere exibições de filmes em diferentes mostras e atividades paralelas.

Sara Rocha, diretora-geral do Festival, fala sobre o cuidado dos realizadores na escolha das produções:

“Os filmes eles são escolhidos a partir de uma ampla seleção, de uma chamada pública que é feita para o Brasil inteiro com filmes preferencialmente inéditos em Brasília, e a curadoria é capitaneada pelo Eduardo Valente, que é o nosso diretor artístico, com as comissões de seleção de curta e longa-metragem, respectivamente. Cada uma delas compostas por profissionais de notório saber, e grande especialização em audiovisual, em curadoria, em realização e conformação de programas, especializados no cinema brasileiro”.

Um dos destaques do festival é a Mostra Brasília, com exibição gratuita de filmes produzidos na cidade ou que tenham maior parte da equipe de produção local.

Além das telas, atividades paralelas às exibições também prometem atrair os apaixonados por cinema, como explica Sara Rocha:

“Também o festival traz uma série de outras atividades formativas, compostas de oficinas que acontecem em diversos formatos e diversas localidades de Brasília. Também as atividades do ambiente de mercado, que congrega players nacionais, internacionais, de todos os lugares do Brasil procurando dinamizar os negócios e as atividades próprias do setor audiovisual, com rodadas de negócios, encontros com players, o pitching aberto. E um painel sobre tendências internacionais pro cinema brasileiro. A gente vai ter uma masterclass com a Yasmin Tainá, que é uma jovem diretora cuja trajetória é muito inspiradora, e que a gente tem certeza de que vai inspirar uma série de novos realizadores aqui em Brasília também”.

A edição 2025 do Festival de Cinema de Brasília vai trazer de volta a Conferência Nacional do Audiovisual, um fórum em que o público poderá participar de debates centrais para o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo ao setor. A diretora-geral dá mais detalhes:

“A Conferência Nacional do Audiovisual é um grande encontro de entidades, representantes relevantes do setor audiovisual, autoridades, gestores e pessoas importantes na indústria do cinema para que a gente possa fazer esse grande balanço de como a política audiovisual vem se construindo, e vem atendendo a fortalecendo o setor audiovisual e também de tecer prognósticos e uma mobilização absolutamente relevante para que essas políticas públicas continuem sendo ativas, potentes e adequadas ao setor, para que ele continue crescendo”.

O Festival acontece no Cine Brasília e outros pontos da cidade, com parte da programação gratuita ou a preços populares.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários